Suporte para pesquisadores

Coleta dados

Coleta de dados na EEUSP

Para realizar coleta de dados nas dependências da EEUSP ou com os membros da comunidade da EE (alunos, professores, pesquisadores e funcionários), o pesquisador deve solicitar autorização. 

A solicitação de autorização para realizar coleta de dados na EEUSP deve ser encaminhada via e-mail edipesq@usp.br, para análise da Comissão de Pesquisa e Inovação.

Documentos necessários:

1. Formulário para protocolo de Projeto de Pesquisa;

2. Carta solicitando autorização para realização de coleta de dados dirigida à Diretoria da EEUSP, assinada pelo pesquisador responsável e orientador/supervisor, incluindo a finalidade da pesquisa, o público alvo e os procedimentos para realização da coleta de dados;

3. No caso de pesquisa online, apresentar a carta convite para participação na pesquisa, com o link do formulário e o contato do pesquisador responsável;

4. Projeto de Pesquisa em português em até 20 páginas (não serão contabilizados capa, referências, anexos e apêndices);

5. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de acordo com a Resolução 466/2012, quando aplicável;

6. Para pesquisador externo, apresentar o comprovante de aprovação do projeto pelos Comitês de Ética em Pesquisa das instituições envolvidas, proponente e coparticipante(s), registrados na CONEP, quando aplicável;

7. Cópia do Termo de Outorga e Aceitação de Auxílios ou Bolsas de agência de fomento, se aplicável;

8. Link do Currículo Lattes do pesquisador responsável, caso o pesquisador seja externo à EE.

Consulte o Fluxograma de análise de solicitação de coleta de dados na EE.

Observação: no caso de pesquisa online, a carta convite para participação na pesquisa será divulgada uma única vez.

Assessoria Estatística

A EEUSP oferece apoio de um estatístico para auxiliar os docentes, funcionários e alunos desta Escola no delineamento do plano de análise de dados e interpretação de resultados de pesquisas.

Local de Atendimento: EEUSP, 3º andar, sala 317
Telefone: (11) 3061-8863
E-mail: estat-ee@usp.br

 Para agendar seu horário, preencha o formulário disponível em https://appt.link/estatistica-eeusp

imagem ilustrativa de dados estatísticos

Gerenciamento de Grupos de Pesquisa

Para cadastrar ou atualizar Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPq), o pesquisador deverá seguir os procedimentos descritos na Portaria PRP 648/2018 de 22 de junho de 2018, que institui novos procedimentos para criação e atualização de Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPq).

Consulte também o Ofício Circular 006/2018/PRP – 22 de junho de 2018 – Criação de Grupos de Pesquisa no Diretório do CNPq

Mais informações sobre o Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq clique aqui: Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil-CNPq.

Conheça os grupos de pesquisa da EEUSP, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq na Página dos Grupos de Pesquisa da EEUSP.

 

diretório grupo de pesquisa
financiamento

Financiamento para Pesquisa

Qualquer pesquisa realizada envolve custos que variam de acordo com a complexidade dos procedimentos metodológicos necessários para o alcance dos objetivos do estudo. 

Existem várias instituições ou agências que financiam pesquisas científicas, mundialmente. Essas entidades podem ser Conselhos de Pesquisa, Entidades Filantrópicas, Agências nacionais e Órgãos governamentais. 

No Brasil, o financiamento para pesquisa pode ser obtido por meio de instituições ligadas, direta ou indiretamente, aos órgãos ministeriais, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por exemplo; por agências estaduais de fomento, as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP), como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); por empresas privadas (como o Fleury, por exemplo). para pesquisadores da Universidade de São Paulo, há também o financiamento institucional, obtido por meio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI)

O pesquisador pode buscar por financiamento  para pesquisa de duas formas: 1) diretamente no website das agências ou órgãos de fomento, onde são divulgadas chamadas e editais; 2) em sistemas buscadores, como o PIVOT, EURAXESS, 100 places to find funding for your research, Grants.gov, dentre outros. 

A USP disponibiliza o acesso gratuito à plataforma PIVOT para toda sua comunidade acadêmica. Nela, o pesquisador pode buscar editais de fomento, abertos ou previstos, específicos para sua área de pesquisa, além de outras facilidades. 

Chamadas e editais abertos 

Como aplicar para captação de recursos

Uma proposta de aplicação para fomento consiste na submissão de um projeto para captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de pesquisa. Usualmente, a captação de financiamento é um processo desafiador para o pesquisador. Quando os recursos são escassos, a captação de fomento torna-se bastante competitiva, requerendo do pesquisador grande habilidade para redigir uma proposta que realmente demonstre o mérito científico e o impacto esperado.  Durante a aplicação, é importante que o pesquisador se empenhe para construir propostas que notadamente evidencie os motivos pelos quais deve receber o recurso. 

Atualmente, existem cursos e instrutivos que falam sobre como escrever propostas para captação de fomento. Do mesmo modo, existem empresas que apoiam o pesquisador na redação de propostas atrativas e competitivas. 

Leia um pouco mais sobre os princípios básicos para planejar e redigir propostas de captação de fomento, clicando aqui: Planning and Writing a Grant Proposal: The Basics

Suporte para Ciência Aberta

A USP possui inúmeras iniciativas de Ciência Aberta, das quais os pesquisadores da EEUSP podem fazer uso. Essas iniciativas podem ser acessadas no Portal de Ciência Aberta, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. 

Consiste no compartilhamento de equipamentos entre pesquisadores da instituição e de fora dela, favorecendo a ampliação do uso de recursos para o avanço científico.

Fomenta a adoção de Boas práticas científicas e reprodutibilidade na ciência, que é um dos princípios básicos do método científico

É a interação da ciência com a sociedade para a resolução de problemas do cotidiano. Há vários canais de comunicação da universidade com a sociedade na USP usados como estratégias de aproximação e disseminação do conhecimento científico:

Em relação aos conteúdos específicos da EEUSP, apresentamos os seguintes canais:

Disponibilidade gratuita aos resultados de pesquisas e demais recursos acadêmicos. A USP oferece acesso a coleções científicas e acadêmicas produzidas por sua comunidade por meio de bibliotecas (físicas e digitais) e portais. 

Existem vários periódicos de Enfermagem e Saúde em acesso aberto que apresentam resultados de pesquisas cientificas em diversas áreas, disponíveis no portal Scielo e no portal de periódicos da Capes, dentre elas a Revista da Escola de Enfermagem da USP (REEUSP)

Na plataforma Coursera é possível fazer vários cursos de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades em pesquisa científica, incluindo vários cursos oferecidos por professores da USP. Saiba mais clicando aqui.

ciencia aberta
Rectangle

Outras informações sobre pesquisa para pesquisadores

O ORCID é um código alfanumérico que identifica pesquisadores e vincula sua produção acadêmica de modo exclusivo. Em sua plataforma é possível pesquisar autores e sua produção bibliográfica. Atualmente, esse código é exigido dos pesquisadores durante o processo de submissão de manuscritos para publicação em periódicos. O pesquisador também pode inserir suas informações acadêmico-científicas em sua área. Mais informações e registro em https://orcid.org/

A Plataforma Lattes é uma iniciativa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que disponibiliza informações de Pesquisadores, Grupos de Pesquisa e de Instituições. Na plataforma, os pesquisadores podem cadastrar seus currículos e lá disponibilizar suas informações acadêmicas que ficarão disponíveis para visualização em acesso aberto. Trata-se do currículo acadêmico de estudantes, professores e pesquisadores e é atualmente adotado por diversas instituições de ensino, de pesquisa e de financiamento no país. Se você ainda não tem um currículo lattes, clique aqui. Você pode buscar currículos de pesquisadores e atualizar o seu a qualquer tempo.

O Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq é uma plataforma de grupos de pesquisa (científica e tecnológica) em atividade no país. No Diretório é possível encontrar informações sobre os grupos de pesquisa existentes, os pesquisadores (estudantes, técnicos e pesquisadores), as linhas de pesquisa, as áreas de conhecimento e a produção desenvolvida. Os grupos cadastrados no diretório devem estar vinculados à Instituições Brasileiras de Ensino Superior. É possível buscar os grupos cadastrados na plataforma e acessar o diretório para verificar informações sobre o grupo que participa ou atualizar as informações do grupo. Na USP, os grupos só podem ser criados por professores permanentes em efetivo exercício.

O desempenho acadêmico de pesquisadores e instituições tem sido considerado com um dos indicadores de avaliação em pesquisa. Por meio de plataformas especificas você pode buscar o seu desempenho acadêmico, o desempenho de outros pesquisadores ou instituições e de áreas de concentração, mundialmente.

Na USP, o desempenho acadêmico-científico de docentes pode ser verificado por meio da plataforma WeR-Usp.  A plataforma de pesquisa disponibiliza informações sobre seus pesquisadores, sua produção intelectual e inovação tecnológica. 

Na plataforma SCival  é possível buscar informações sobre o desempenho acadêmico de um pesquisador, de uma área ou de uma instituição, à partir de indicadores de pesquisa utilizados atualmente, e realizar comparações com outras instituições (nacionais ou internacionais).

Informações

Escritório de Apoio à Pesquisa da EEUSP

Presidente
Prof. Dr. Antônio Fernandes Costa Lima – 29/05/2023 a 26/05/2025

Vice-Presidente
Prof. Dr. Divane de Vargas – 29/05/2023 a 26/05/2025

Representantes do Departamento ENC
Prof.ª Dr.ª Angela Maria Geraldo Pierin (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Maria de Fatima Fernandes Vattimo (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENO
Prof.ª Dr.ª Patricia Campos Pavan Baptista (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Valéria Marli Leonello (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENP
Prof.ª Dr.ª Maiara Rodrigues dos Santos (Titular) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira (Suplente) – 07/02/2022 a 06/02/2025

Representantes do Departamento ENS
Prof.ª Dr.ª Suely Itsuko Ciosak (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes da Congregação (5º Membro)
Prof.ª Dr.ª Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini (Titular) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Prof.ª Dr.ª Maria Amélia de Campos Oliveira (Suplente) – 15/10/2021 a 14/10/2024

Representante Discente
Thamires de Oliveira Rocha (Titular) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Jéssica Garcia (Suplente) – 06/02/2023 a 05/02/2024

Observação:
– mandato dos membros: 3 anos – permitida a recondução
– mandato dos Representantes Discentes da Pós-Graduação: 1 ano