Notícias

7 de outubro de 2024
ENDIR: primeiro instrumento de avaliação do nível de dependência para as atividades básicas de vida diária específico para pessoas idosas ribeirinhas da região de Coari, Amazonas
Egresso do DINTER PROESA-UFAM/Coari-AM cria primeiro instrumento de avaliação do nível de dependência para as atividades básicas de vida diária específico para pessoas idosas ribeirinhas da região de Coari, Amazonas
Luan César Ferreira Simões, egresso do programa de Doutorado Interinstitucional realizado entre o PROESA/EEUSP e a UFAM/Coari criou o primeiro instrumento de avaliação do nível de dependência para as atividades básicas de vida diária específico para avaliação de pessoas idosas ribeirinhas da região de Coari, Amazonas.
O instrumento foi criado a partir do desenvolvimento de sua tese de doutorado, intitulada “Construção e validação da escala de avaliação do nível de dependência para atividades básicas de vida diária em idosos ribeirinhos”, defendida em 2023, e orientada pela Profa. Dra. Renata E. L. Ferretti-Rebustini, professora associada da EEUSP e docente credenciada no PROESA. O estudo contou com financiamento da FAPEAM e da CAPES.
Para a construção do instrumento, o Dr. Luan Simões visitou três diferentes perfis paisagísticos (terra firme, várzea e flutuante) para entrevistar pessoas idosas e seus familiares e, para aplicar o instrumento desenvolvido. As entrevistas foram fundamentais para que se pudesse entender as especificidades da população para o qual o instrumento foi desenvolvido, relata a Professora Renata E. L. Ferretti-Rebustini, orientadora do Dr. Luan Simões.
Fonte: Fotos extraídas de Simões LCF. Construção e validação da Escala de Avaliação do Nível de Dependência para Atividades Básicas de Vida Diária em Idosos Ribeirinhos [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2023.
O instrumento construído foi denominado ENDIR, escala de avaliação do nível de dependência para atividades básicas de vida diária em idosos ribeirinhos. É um instrumento composto por 9 itens que avaliam o quanto a pessoa idosa precisa de ajuda para: andar dentro de casa; sentar-se e levantar-se; usar escadas ou rampas; tomar banho; cuidar das unhas; se vestir; usar o sanitário; bacio ou penico; controlar urina e fezes; comer.
Para o Prof. Dr. Luan Simões, a ENDIR facilitará a avalição do nível de dependência e o acompanhamento de saúde das pessoas idosas ribeirinhas, por ser um instrumento que utiliza termos comuns ao contexto sociocultural dos idosos. Pode ser usado pelas equipes de saúde no acompanhamento de pessoas idosas em diferentes perfis paisagísticos.
Fonte: Imagens Google (disponível em: https://bncamazonas.com.br/municipios/ubs-fluvial-coari-comunidades/)