Editais, bolsas e auxílio
Bolsas
O Programa PROESA conta com apoio de bolsas de estudo de vários órgãos de fomento. As agências financiadoras de pesquisa e formação de recursos humanos que oferecem bolsas de estudos aos alunos de Pós-Graduação matriculados no mestrado e doutorado são: CAPES, CNPq, FAPESP.
Há várias modalidades de bolsas destacando-se para mestrado, doutorado, bolsa-sanduíche e estágios de curta duração.
As bolsas oferecidas pela FAPESP são concedidas diretamente pelo órgão de fomento ao aluno, mediante solicitação do orientador.
Compete à Comissão de Bolsas do Programa a seleção, a concessão e o acompanhamento dos bolsistas, nos casos de bolsas da CAPES e CNPq recebidas pelo Programa.
» Os valores das mensalidades das bolsas CAPES e CNPq podem ser acessados CLICANDO AQUI.
Atualmente, o recebimento de pedido de bolsa é fluxo contínuo a partir da matrícula e analisado enquanto houver bolsa disponível. Os critérios para a concessão e para o acúmulo de bolsa com atividade remunerada, com base na Portaria CAPES N° 133, de 10.07.2023, estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Bolsistas interessados em solicitar o acúmulo da bolsa com o futuro exercício de atividade remunerada devem enviar para o email ppg.proesa.ee@usp.br a seguinte documentação:
- Formulário de solicitação de acúmulo de bolsa (disponível aqui) e respectivos comprovantes.
Estudantes do PROESA interessadas(os) em solicitar bolsa CAPES ou CNPq devem enviar para o email ppg.proesa.ee@usp.br a seguinte documentação:
- Formulário de solicitação de Bolsa de Estudo (disponível aqui);
- Documentos profissionais comprobatórios;
- Comprovante de residência em nome do aluno ou declaração do proprietário do imóvel em que o aluno reside (junto com comprovante de residência em nome desse proprietário e cópia de documento de identificação do mesmo);
- Declaração de acúmulos de vencimento (disponível aqui);
- Autodeclaração Étnico-Racial (disponível aqui), caso tenha indicado “Sim” no campo “PPI” no Formulário de solicitação de Bolsa de Estudo.
Os doutorandos podem desenvolver parte do seu trabalho de tese em instituições estrangeiras por meio de programas específicos da CAPES e do CNPq.
Pós-doutores têm a oportunidade de se inserir na docência, na pesquisa e orientação da USP por meio de programa específico da CAPES.
Auxílio
A mobilização de docentes e alunos para participação ou organização de eventos científicos, pode ser apoiada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e pelas agências de fomento CAPES, CNPq e FAPESP.
» Informações sobre auxílio financeiro para participação em evento, com recursos da CAPES, podem ser acessadas CLICANDO AQUI.