Os Pesquisadores Profa. Dra. Maristela Santini Martins (EEUSP/JBI Brasil), Dra. Daniela Campos de Andrade Lourenção (EEUSP), Me. Roberto Chrispim Modesto (EEUSP), Dra. Ana Claudia Alcantara Garzin (Centro Universitário São Camilo), Profa. Dra. Helena de Rezende (Bournemourh Univeristy, Inglaterra), Me. Aline Mirema Ferreira Vitório (Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Goiás) Prof. Dr. Alexandre Souza Morais (Universidade Federal do Espírito Santo – UFESP), Profa. Dra. Andressa Garcia Nicole (Universidade Federal do Espírito Santo – UFESP); Dra. Ellen Regina Sevilla Quadrado (Juravinski Hospital – Hamilton Health Sciences Hamilton – Ontario – Canadá) do Grupo de Pesquisa Qualidade e Segurança em Serviços de Enfermagem e de Saúde – GPQUALIS, desenvolveram uma revisão sistemática de efetividade que resultou no artigo: “Effectiveness of Educational Interventions to Develop Patient Safety Competencies in Undergraduate Nursing Students: A Systematic Review”, publicado na Nurse Educator, que investiga a eficácia de intervenções educacionais no desenvolvimento de competências em segurança do paciente em estudantes de enfermagem.
A revisão sistemática, conduzida com base na metodologia do JBI, analisou 36 estudos publicados entre 2012 e 2024, envolvendo 3.534 estudantes de enfermagem. As intervenções educacionais variaram desde métodos tradicionais, como aulas expositivas e simulações, até abordagens inovadoras, como salas de aula invertidas, aprendizagem baseada em problemas (PBL) e treinamentos baseados em realidade virtual. Os resultados indicaram que, embora algumas intervenções tenham melhorado significativamente o conhecimento, habilidades, comportamentos e atitudes dos estudantes em relação à segurança do paciente, os efeitos foram mistos, destacando a necessidade de mais pesquisas para identificar as estratégias mais eficazes.
A revisão também revelou inconsistências na implementação da educação em segurança do paciente nos currículos de enfermagem, com variações significativas no conteúdo, métodos de ensino e ferramentas de avaliação utilizadas. A maioria dos estudos apresentou risco moderado de viés, e a heterogeneidade das intervenções e desfechos avaliados impediu a realização de uma meta-análise. Os autores destacam a importância de desenvolver instrumentos válidos e confiáveis para medir as competências em segurança do paciente e recomendam a realização de estudos longitudinais e controlados para avaliar o impacto das intervenções educacionais ao longo do tempo. Esses achados reforçam a necessidade de integrar práticas educacionais baseadas em evidências nos currículos de enfermagem, visando à formação de profissionais mais preparados para garantir a segurança do paciente.
A pesquisa foi desenvolvida por docente (Adjunt Staff do JBI Brasil), alunos e egressos do PPGEn e resultou na publicação de dois artigos, um do protocolo e outro dos resultados, de um vídeo para divulgação dos resultados, cuja produção foi financiada pela SIGMA Global Nursing Internacional-SIGMA, e na apresentação da pesquisa na Sigma’s 7th Biennial European Region Conference.
Seguem as publicações relacionadas:
Publicação do Protocolo:
De Rezende H, Vitorio AMF, Morais AS, Garzin ACA, Nicole AG, Quadrado ERS, Lourenção DCA, Martins MS. Effectiveness of educational interventions to develop patient safety knowledge, skills, behaviours and attitudes in undergraduate nursing students: a systematic review protocol. BMJ Open 2022;12:e058888. doi: 10.1136/bmjopen-2021-058888
Publicação do artigo: De Rezende, Helena PhD, RN; Morais, Alexandre Souza PhD, RN; Vitorio, Aline Mirema Ferreira MSc, RN; Quadrado, Ellen Regina Sevilla PhD, RN; Garzin, Ana Claudia Alcântara PhD, RN; Martins, Maristela Santini PhD, RN; Lourenção, Daniela Campos de Andrade PhD, RN; Modesto, Roberto Chrispim RN; Nicole, Andressa Garcia PhD, RN. Effectiveness of Educational Interventions to Develop Patient Safety Competencies in Undergraduate Nursing Students: A Systematic Review. Nurse Educator 50(1):p E37-E42, January/February 2025. | DOI: 10.1097/NNE.0000000000001750
Produção de um vídeo, com financiamento da SIGMA Global Nursing Internacional-SIGMA:
https://www.youtube.com/watch?v=F8cNIZiP_Vg
JBI Brasil promove o evento “Ferramentas de qualidade e transparência da redação: Checklist e fluxograma”.
O evento será transmitido pelo youtube da EEUSP.
Dúvidas sobre Literatura Cinzenta? Veja esse tutorial produzido pelos membros do JBI: Bibliotecárias Juliana Takahashi e Fabiana Gulin.
Em comemoração ao World Evidence-Based Healthcare Day, 20 de outubro, membros do JBI Brasil, Profa Dra Silvana Margarida Benevides Ferreira, Bibliotecária Juliana Akie Takahashi, Profa Dra Maristela Santini Martins, e colaboradores publicam o artigo: “Leprosy: Evidence supporting safe diagnosis and monitoring of contacts”.
JBI Brasil promove o evento Revisão de Escopo, Revisão Narrativa e Revisão Integrativa: Qual a diferença? para o Dia Mundial da Saúde Baseada em Evidências de 2024.
O evento será transmitido pelo youtube da EEUSP. Click em “Ler mais”.
JBI Brasil promotes the event Scoping Review, Narrative and Integrative Review: What’s the difference? for World Evidence-Based Healthcare Day 2024.
The event will be broadcast on EEUSP’s YouTube channel. Click on “Ler mais”.
Membro do JBI Brasil, a Profa Dra Kelli Borges dos Santos, e colaboradores publicam o artigo: “Promoting safe and appropriate use of miltefosine to treat tegumentary leishmaniasis in Brazil: A best practice quality improvement project”.
Membros do JBI Brasil Profa. Dra. Vanessa de Brito Poveda e profa. Dra. Lilia de Souza Nogueira participam do protocolo de revisão sistemática publicado recentemente.
Effectiveness of combined virtual and clinical simulation compared with other active teaching strategies on health students’ learning: a systematic review protocol esta disponível para leitura no link abaixo.
Disponibilizamos mais um texto produzido pelos membros do JBI Brasil. A publicação “Searching for Care Excellence in a Brazilian University Hospital: The Evidence Based Nursing Nucleus” foi relizada pela nossa Vice-Diretora Karina Sichieri.
Não deixem de acessar o link abaixo e conferir o texto completo.
Com imensa satisfação e orgulho, informamos que a Profa. Dra. Vilanice Alves de Araujo Püschel, renomada profissional na área da saúde e atual Diretora do JBI Brasil, toma posse no cargo de Diretora da prestigiosa Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), em parceria com a Profa. Dra. Ana Luiza Vilela Borges, Vice-Diretora.
Esta nomeação é um reflexo inequívoco do comprometimento, competência e liderança exemplar que a Profa. Dra. Vilanice demonstrou ao longo de sua carreira dedicada à promoção da excelência no cuidado, no ensino e na pesquisa em Enfermagem. Seu trabalho incansável no desenvolvimento de práticas baseadas em evidências e na formação de profissionais é uma inspiração para toda a comunidade acadêmica e profissional.
Ao assumir a direção da EEUSP, a Profa. Dra. Vilanice Alves de Araujo Püschel traz consigo uma visão visionária e um profundo entendimento dos desafios e oportunidades que permeiam o campo da enfermagem. Sua experiência nacional e internacional, aliada ao compromisso com qualidade da formação e do cuidado em Enfermagem, certamente contribuirá para o contínuo crescimento e destaque da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
Neste momento especial, expressamos nossos mais sinceros parabéns à Profa. Dra. Vilanice Alves de Araujo Püschel e Profa. Dra. Ana Luiza Vilela Borges. Que esta nova jornada seja repleta de realizações e conquistas e que sua liderança continue a inspirar todos os envolvidos na busca pela excelência na formação e prática da enfermagem.
Estamos confiantes de que a EEUSP prosperará sob sua direção consolidando-se como referência nacional e internacional no ensino, pesquisa e assistência em enfermagem.
Parabéns, Profa. Dra. Vilanice Alves de Araujo Püschel, por mais este marco em sua trajetória de contribuições significativas para a enfermagem e para a academia. Desejamos muito sucesso em sua nova e importante posição na Universidade de São Paulo.