Graduação

Graduacao

Curso de enfermagem

A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) como parte integrante da Universidade de São Paulo forma enfermeiras e enfermeiros desde sua criação em 1942.   

O Curso de Graduação em Enfermagem é reconhecido pelo Decreto Federal nº 21.965, de 21/10/1946 e pela Portaria CEE/GP nº 359, de 15/08/2023, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 16/08/2023, Seção I, p.30.

Entre 1946 e 2022 a EEUSP formou 4.007 enfermeiras e enfermeiros, comprometidos com a melhoria dos serviços de saúde em nosso país e líderes nas áreas em que atuam. A EE forma profissionais com base científica e instrumental sólida para o exercício da profissão.

Curso de Bacharelado em Enfermagem da EEUSP: O curso é oferecido em período integral, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. São selecionados anualmente 80 alunos, ingresso através da FUVEST, do Enem USP e do Provão Paulista.

As aulas são ministradas na própria Escola de Enfermagem, em unidades parceiras do Quadrilátero Saúde/Direito (Faculdade de Medicina e Faculdade de Saúde Pública) e em unidades do campus Butantã (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biociências e Instituto de Psicologia).  

Estude conosco!

eeusp

O curso oferece diversos cenários em que são realizadas as atividades teórico-práticas e estágios curriculares e extracurriculares. A visão da integralidade e de cuidados progressivos na rede de serviços do SUS vem sendo aprofundada com o novo currículo, o que tem promovido a intensificação de atividades práticas em unidades de atenção básica, especializada e no domicílio.  

Os campos de prática são escolhidos considerando seu potencial de aprendizagem para os estudantes. São eleitos serviços que têm o profissional enfermeiro atuante e cujo trabalho está estruturado. 

O graduando em Enfermagem da EEUSP terá a oportunidade de frequentar campos de prática privilegiados e de excelência, por meio da realização de estágios curriculares e extracurriculares como, por exemplo: Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital Infantil Darcy Vargas, Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Instituto do Câncer Octávio Frias –ICESP, Centro Comunitário da Criança e do Adolescente, Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, Hospital Albert Einstein, Hospital Oswaldo Cruz, Rede D’Or São Luiz S/A, entre outros. 

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem

graduacao enfermeira de close up masculino com prancheta

Bacharelado

O Eixo Central do currículo é O Cuidado de Enfermagem, em seus diferentes sentidos, significados e dimensões. A estrutura curricular está organizada em três Ciclos: 

  • Ciclo das Necessidades – com 1.500 horas 
  • Ciclo do Cuidado – com 1.590 horas 
  • Ciclo da Prática Profissional – com 930 horas, incluídas 120h do trabalho de conclusão de curso. 

Cada Ciclo está articulado em torno de eixos integrativos, organizados em semestres compostos por Módulos, com forte ênfase na relação teoria-prática, possibilitando ao estudante maior integração dos conhecimentos, mediante sua inserção em atividades práticas sob tutoria docente. Além disso, possibilita o desenvolvimento da autonomia do estudante por meio da elaboração de projetos de ação aplicados à realidade de saúde sob análise. Para tanto, prioriza estratégias que levam ao desenvolvimento integral do estudante em suas capacidades cognitivas, afetivas e psico-motoras, com vistas à aprendizagem significativa e contínua, articulada ao seu projeto de vida e de formação.  

 

A construção curricular em torno de eixos integrativos e em Módulos constitui iniciativa pioneira na EE, ao aglutinar os conteúdos essenciais das diferentes áreas de conhecimento, dos diferentes departamentos da Escola e de outras Unidades da USP, na articulação dos saberes necessários para compor o Módulo, o que evidencia a tessitura do currículo em matriz integrativa. 

Essa tessitura constitui o grande avanço da proposta curricular explicitada nos Programas de Aprendizagem, ainda que os conteúdos ministrados pelas Instituições parceiras no ensino de Enfermagem sejam apresentados sob a forma de disciplinas em separado, por ser esta a organização possível na USP. No entanto, para possibilitar a articulação do conjunto de saberes no Módulo, é feito o acompanhamento sistematizado do currículo e dos projetos de ação que são desenvolvidos pelos estudantes por meio da prática integrada. 

Clique aqui para conhecer a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem da EEUSP.  

Clique aqui para conhecer o Projeto Político Pedagógico

enfermagem

Figura: Esquema representacional da estrutura curricular do bacharelado em Enfermagem da EEUSP. 

Enfermeiras e Enfermeiros formados na EE

O/A Enfermeiro/a pode atuar na assistência e gerenciamento do cuidado do adulto e do idoso, da mulher, gestante, parturiente e puérpera, famílias, crianças, em saúde mental, saúde do trabalhador e em comunidades. É líder da equipe de enfermagem no atendimento ambulatorial, pré-hospitalar, hospitalar, em clínicas, Unidades Básicas de Saúde, home care, creches, escolas profissionalizantes e universidades, forças armadas, empresas, indústrias, laboratórios, centros de pesquisa, entre outros. Além disso, pode atuar na educação escolar de formação técnica na área de Enfermagem.  

Licenciatura

O Curso é específico para estudantes de graduação da Escola de Enfermagem da USP (não aceita matrícula de alunos de instituições externas). 

Os alunos matriculados no curso de Bacharelado podem optar pela Licenciatura a partir do 2º semestre, cursando disciplinas específicas na EEUSP e na Faculdade de Educação da USP. Neste caso, o curso será concluído em nove semestres letivos. 

Integra conteúdos com o Bacharelado em Enfermagem e privilegia a formação e a produção de conhecimentos na área do ensino e também o contato mais imediato com as questões educacionais presentes na realidade. O aluno da EEUSP que opta pela Licenciatura junto ao Bacharel, possível a partir do 2º semestre, 1º ano, terá o curso concluído em nove semestres letivos, e receberá dois diplomas: um de Bacharel/a e outro de Licenciado/a em Enfermagem.  

Objetivo da licenciatura:  formar professores para atuar no ensino médio e profissionalizante em Enfermagem, como sujeitos de transformação, comprometidos com a busca de respostas a desafios e problemas existentes no âmbito do ensino profissional em Enfermagem.  

graduacaocloseup de cientista examinando amostra de teste de coronavirus no laboratorio

A estrutura curricular está organizada em três blocos:   

Blocos I – Revisão curriculares, língua portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos: 800 horas 

Bloco II – Prática como Componente Curricular – PCC (Conteúdo específicos): 1635 horas 

Bloco III – Estágio Supervisionado obrigatório: 640 horas 

Clique aqui para saber mais.  

Clique aqui para conhecer o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura.

Contato

Telefone: 11 3061-7532E-mail: gradee@usp.br 

Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

Presidente
Prof. Dr. Antônio Fernandes Costa Lima – 29/05/2023 a 26/05/2025

Vice-Presidente
Prof. Dr. Divane de Vargas – 29/05/2023 a 26/05/2025

Representantes do Departamento ENC
Prof.ª Dr.ª Angela Maria Geraldo Pierin (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Maria de Fatima Fernandes Vattimo (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENO
Prof.ª Dr.ª Patricia Campos Pavan Baptista (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Valéria Marli Leonello (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENP
Prof.ª Dr.ª Maiara Rodrigues dos Santos (Titular) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira (Suplente) – 07/02/2022 a 06/02/2025

Representantes do Departamento ENS
Prof.ª Dr.ª Suely Itsuko Ciosak (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes da Congregação (5º Membro)
Prof.ª Dr.ª Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini (Titular) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Prof.ª Dr.ª Maria Amélia de Campos Oliveira (Suplente) – 15/10/2021 a 14/10/2024

Representante Discente
Thamires de Oliveira Rocha (Titular) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Jéssica Garcia (Suplente) – 06/02/2023 a 05/02/2024

Observação:
– mandato dos membros: 3 anos – permitida a recondução
– mandato dos Representantes Discentes da Pós-Graduação: 1 ano