No dia 22 de novembro (sexta-feira), ocorrerá na Escola de Enfermagem da USP a Mesa Redonda: Saúde dos Povos Indígenas e o Cuidado de Enfermagem.🌿
Organizado pelo Centro Acadêmico XXXI de Outubro, este evento é um dos últimos grandes projetos promovidos pela gestão Sônia Guajajara – 2024.
É fundamental, enquanto profissionais de enfermagem, entendermos a importância de oferecer um cuidado individualizado e respeitoso às diversas culturas e povos.
Garanta sua participação! Inscreva-se no formulário
Os convidados para esta mesa redonda serão:
Rosilene Dutra Menezes do povo Tukano, falante da língua materna.
Enfermeira e Especialista em saúde Indígena pela Unifesp. Trabalhei no Dsei Alto Rio Negro durante 10 anos com 23 povos indígenas como enfermeira assistêncialista nos polos base, Casai, referência técnica de imunização, Apoiadora Técnica em Atenção à Saúde. Atualmente estou no DSEI Litoral especificamente lotada na Casai nacional de SP.
Enfermeira e Especialista em saúde Indígena pela Unifesp. Trabalhei no Dsei Alto Rio Negro durante 10 anos com 23 povos indígenas como enfermeira assistêncialista nos polos base, Casai, referência técnica de imunização, Apoiadora Técnica em Atenção à Saúde. Atualmente estou no DSEI Litoral especificamente lotada na Casai nacional de SP.
Centro de Culturas Indígenas da UFSCar – CCI
Coletivo formado pelos estudantes indígenas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2008
Coletivo formado pelos estudantes indígenas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2008
Matheus Ferreira de Aquino
Indígena do povo kambiwá estudante de enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos, Coordenador Geral do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar.
Indígena do povo kambiwá estudante de enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos, Coordenador Geral do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar.
Marco Santos
Médico de família e comunidade, geógrafo e especialista em Saúde Indígena. Atuou como médico e com formação de profissionais em saude indígena em territórios indígenas e contexto urbano. Atualmente coordena a disciplina eletiva de Introdução à Saúde Indígena na FMUSP e trabalha com projetos PROADI-SUS do Hospital Sírio-Líbanês com populações indígenas da Amazõnia e do Nordeste.
Médico de família e comunidade, geógrafo e especialista em Saúde Indígena. Atuou como médico e com formação de profissionais em saude indígena em territórios indígenas e contexto urbano. Atualmente coordena a disciplina eletiva de Introdução à Saúde Indígena na FMUSP e trabalha com projetos PROADI-SUS do Hospital Sírio-Líbanês com populações indígenas da Amazõnia e do Nordeste.
Alessandro Inhape
Indígena da Etnia Omágua Kambeba da região do Alto Rio Solimões (Tuyuka Tawa II). Técnico em Tradução e Interpretação em Libras/Português (TILSP-CETAM). Licenciado em Letras- Português e Espanhol (UFAM). Atualmente é graduando do curso de Bacharelado em TILSP (UFSCar), uns dos coordenadores e pesquisador do grupo de trabalho das Línguas Indígenas de Sinais (GT LIS-CNPq) vinculado a Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI-UNESCO 2022-2032), membro no representante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar (CCI 2024-2025), integrante do PET Indígena Ações em Saúde é monitor de LIBRAS na UFSCar.
Indígena da Etnia Omágua Kambeba da região do Alto Rio Solimões (Tuyuka Tawa II). Técnico em Tradução e Interpretação em Libras/Português (TILSP-CETAM). Licenciado em Letras- Português e Espanhol (UFAM). Atualmente é graduando do curso de Bacharelado em TILSP (UFSCar), uns dos coordenadores e pesquisador do grupo de trabalho das Línguas Indígenas de Sinais (GT LIS-CNPq) vinculado a Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI-UNESCO 2022-2032), membro no representante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar (CCI 2024-2025), integrante do PET Indígena Ações em Saúde é monitor de LIBRAS na UFSCar.
Diakuru Judimar Sarmento Fernandes (juka)
Povo: ÜMÜRI MAHSA – Dessana TI: Alto Rio Negro Curso: Ciências Sociais, UFSCar.
Povo: ÜMÜRI MAHSA – Dessana TI: Alto Rio Negro Curso: Ciências Sociais, UFSCar.
O evento é aberto para toda a comunidade!
Participe!