1. A PRPG habilitou uma nova funcionalidade no sistema Janus, o Depósito Digital. Com isso, a partir de 1º de março de 2022 o aluno deverá realizar o depósito da dissertação/tese utilizando esta funcionalidade. A partir desta data, esta será a única forma de depósito, não sendo possível o procedimento diretamente no Serviço de Pós-Graduação ou no e-mail do Programa.
Observações:
– Recomenda-se a realização do Depósito Digital com antecedência mínima de 7 dias em relação ao prazo, pois se houver algum documento errado ou erro no cadastro das informações, o depósito será devolvido ao aluno para ajustes. O aluno só poderá realizar as correções se estiver dentro do prazo para o depósito. Caso o aluno não realize as correções dentro do prazo regimental, o depósito será invalidado e o aluno será desligado do curso.
– A Comissão de Pós-Graduação da EE (PPGE, PROESA, PPGEn e MPAPS), em sua 3ª reunião ordinária de 2022, realizada em 06/04/2022, deliberou que, com o advento do Depósito Digital, os alunos que efetuarem o depósito ficam autorizados a entregar somente o exemplar físico encadernado em capa dura, sem a necessidade da entrega dos demais exemplares físicos previstos no Regulamento dos Programas (encadernados em espiral).
– Entregue no SPG, previamente ao Depósito Digital, o exemplar da dissertação/tese impresso e encadernado em capa dura citado acima. No ato da entrega deste exemplar, o Programa/SPG emitirá um recibo, o qual deverá ser anexado no campo “Comprovante de entrega de versão impressa” (informado no final do item 2 deste documento).
– O Depósito Digital não se aplica para a inscrição no Exame de Qualificação.
Antes de se preparar para o Depósito Digital, verifique se:
– Os créditos mínimos necessários para o depósito foram atingidos.
– As disciplinas obrigatórias foram cursadas (para alunos do MPAPS que ingressaram ou que mudaram de Regimento/Regulamento a partir de 04/10/2019).
– Os documentos a serem anexados no sistema (informados no item 2) estão prontos.
2. Seguem orientações a respeito das informações e documentos que deverão ser cadastrados no Depósito Digital
Nome em citações
Siga a orientação do sistema e insira o sobrenome e as iniciais do nome. Caso tenha ocorrido alteração do nome, será necessário atualizá-lo antes do depósito. Para tanto, apresente o RG e/ou a certidão de casamento ou averbação atualizado(s) ao Serviço de Pós-Graduação.
Idioma principal da tese ou dissertação
Selecione o idioma principal do trabalho. Caso seja um idioma diferente do português ou inglês, o sistema abrirá campo específico para a inserção do título do trabalho no idioma selecionado, além dos campos já existentes para os idiomas português e inglês.
ORCID
Caso tenha cadastrado previamente o ORCID, o Janus carregará as informações já cadastradas. Caso não tenha cadastrado previamente, poderá cadastrá-lo no momento do depósito ou, ainda, não cadastrá-lo, visto que o item não é obrigatório.
Sugestão de comissão julgadora feita pelo orientador
Anexe o “Formulário de Indicação de Banca” aplicável ao seu curso, assinado pelo orientador.
Observação: para verificar qual formulário é aplicável ao seu curso, veja na página do seu Programa o nome do link que dá acesso ao arquivo. Nele tem informações a respeito da(s) data(s) que determinam o seu vínculo. A mesma informação consta no topo e no rodapé do formulário. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Programa.
Anuência de depósito pelo orientador
Anexe o “Termo de Depósito” aplicável ao seu curso, assinado pelo orientador.
Observação: para verificar qual “Termo de Depósito” é aplicável ao seu curso, veja na página de “Formulários” do seu Programa o nome do link que dá acesso ao arquivo. Nele tem informações a respeito da(s) data(s) que determinam o seu vínculo. A mesma informação consta no topo e no rodapé do “Termo de Depósito”. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Programa.
Outros anexos:
Nestes campos devem ser anexados os demais documentos para a realização do depósito previstos no Regulamento do Programa a qual o curso é vinculado, elencados no Termo de Depósito.
Observação: no campo “Artigo” ou “Artigo ou capítulo de livro” (a depender do Programa), anexe documentos suficientes para comprovar o título da produção e a autoria do aluno e do orientador. Caso a mensagem recebida da revista não contenha o nome dos autores, junte documento que comprove a situação.
Declaração referente à Resolução nº 7197, de 27/04/2016
Assinale o campo para declarar que seguiu as políticas de ética e conduta no desenvolvimento do trabalho que está sendo depositado.
Acervo Reservado
Somente assinale este campo se desejar manter a versão integral do trabalho em acervo reservado, nos termos da
Resolução CoPGr nº 7569, de 03 de outubro de 2018.
Caso assinale esta opção, deverá anexar:
– Carta de solicitação dirigida à Comissão de Pós-Graduação, contendo identificação do aluno, do curso, do Programa e do orientador, bem como justificativa para o pedido e manifestação do orientador, assinada por ambos (aluno e orientador).
– Uma versão simplificada do trabalho para submissão à Biblioteca Digital no período de manutenção da versão integral do trabalho em acervo reservado.
Relatório de plágio
Item não obrigatório.
Título da dissertação/tese:
No trabalho, há várias seções em que o título aparece: capa, folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação e resumo. Em todas elas o título deverá estar exatamente igual, sem nenhuma divergência. Recomendamos extrema atenção para este item, visto que o título cadastrado no Depósito Digital NÃO PODERÁ SER ALTERADO.
Excetuando a capa e a folha de rosto, nas quais o título da dissertação/tese deve constar com todas as letras maiúsculas (em caixa alta), as demais ocorrências na dissertação/tese, bem como os títulos em português e em inglês a serem inseridos no Janus, devem seguir a lógica de um período gramatical simples: a palavra de abertura com inicial maiúscula e as outras palavras com as iniciais minúsculas, salvo se significarem algum conceito específico na área de conhecimento ou nomes próprios.
Somente palavras estrangeiras e nomes científicos poderão ser formatados com itálico.
Exemplos:
– Identificação e quantificação de ácidos graxos em frutos amazônicos com potencial farmacológico via técnicas cromatográficas
– Ácido salicílico, abcísico e jasmônico em videiras submetidas ou não à aplicação da tecnologia TPC (Thermal Pest Control)
– Análise cladística de Conulariidae Walcott (Neoproterozóico-Triássico): caracterizando e definindo um grupo de cnidários extintos
– Paleobiogeografia dos Bivalvia cenozoicos da Antártica
Observações:
– O arquivo da dissertação/tese a ser anexado e as informações a serem inseridas devem corresponder exatamente ao exemplar entregue no SPG.
– Não coloque ponto final (.) nos campos do Janus referentes ao título e às palavras-chave.
Comprovante de entrega de versão impressa
Anexe neste campo o recibo emitido pelo Programa/SPG, referente à entrega do exemplar da dissertação/tese impresso e encadernado em capa dura.
3. Versão corrigida
Caso, após a defesa, orientador e aluno optem pela entrega da versão corrigida da dissertação/tese, o aluno deverá, em até 60 dias contados da data da defesa, submeter o
Depósito Corrigido no Janus e entregar o exemplar impresso no Serviço de Pós-Graduação. Ao submeter o Depósito Corrigido no Janus, caso tenha havido alteração no resumo e/ou nas palavras-chave e/ou no número de páginas do trabalho, lembre-se de substituir essas informações em seus respectivos campos. Na elaboração da versão corrigida da dissertação/tese, também devem ser seguidas as orientações do “Guia para elaboração de Tese, Dissertação e Monografia” da Biblioteca “Wanda De Aguiar Horta” da EE (
https://www.ee.usp.br/guia-de-elaboracao-de-teses/), bem como a
Resolução CoPGr nº 6018.
Serviço de Pós-Graduação
Revisado em novembro de 2022