• Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Baseado em Evidências: Centro de Excelência do JBI (JBI Brasil)

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Em 2016, o JBI Brasil passa a ser Centro de Excelência do JBI. Dois importantes eventos, o JBI Conference of Americas (JBI CoA), em 2017, e o I Simpósio Internacional de Implementação de Evidências em Saúde...

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Effect of post-storage filters vs. pre-storage filters for leukoreduction of blood components on clinical outcomes: a systematic review and meta-analysis

 

Membros do JBI Brasil, Profa Dra Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz, Profa Dra Lilia de Souza Nogueira e Bibliotecária Juliana Akie Takahashi, e colaboradores publicam o artigo de revisão sistemática e metanálise “Effect of post-storage filters vs. pre-storage filters for leukoreduction of blood components on clinical outcomes: a systematic review and meta-analysis”.

Para ter acesso ao artigo, clique em “Ler Mais”.

Effectiveness of Educational Interventions to Develop Patient Safety Competencies in Undergraduate Nursing Students: A Systematic Review

Os Pesquisadores Profa. Dra. Maristela Santini Martins (EEUSP/JBI Brasil), Dra. Daniela Campos de Andrade Lourenção (EEUSP), Me. Roberto Chrispim Modesto (EEUSP), Dra. Ana Claudia Alcantara Garzin (Centro Universitário São Camilo), Profa. Dra. Helena de Rezende (Bournemourh Univeristy, Inglaterra), Me. Aline Mirema Ferreira Vitório (Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Goiás) Prof. Dr. Alexandre Souza Morais (Universidade Federal do Espírito Santo – UFESP), Profa. Dra. Andressa Garcia Nicole (Universidade Federal do Espírito Santo – UFESP); Dra. Ellen Regina Sevilla Quadrado (Juravinski Hospital – Hamilton Health Sciences Hamilton – Ontario – Canadá) do Grupo de Pesquisa Qualidade e Segurança em Serviços de Enfermagem e de Saúde – GPQUALIS, desenvolveram uma revisão sistemática de efetividade que resultou no artigo: “Effectiveness of Educational Interventions to Develop Patient Safety Competencies in Undergraduate Nursing Students: A Systematic Review”, publicado na Nurse Educator, que investiga a eficácia de intervenções educacionais no desenvolvimento de competências em segurança do paciente em estudantes de enfermagem.

A revisão sistemática, conduzida com base na metodologia do JBI, analisou 36 estudos publicados entre 2012 e 2024, envolvendo 3.534 estudantes de enfermagem. As intervenções educacionais variaram desde métodos tradicionais, como aulas expositivas e simulações, até abordagens inovadoras, como salas de aula invertidas, aprendizagem baseada em problemas (PBL) e treinamentos baseados em realidade virtual. Os resultados indicaram que, embora algumas intervenções tenham melhorado significativamente o conhecimento, habilidades, comportamentos e atitudes dos estudantes em relação à segurança do paciente, os efeitos foram mistos, destacando a necessidade de mais pesquisas para identificar as estratégias mais eficazes.

A revisão também revelou inconsistências na implementação da educação em segurança do paciente nos currículos de enfermagem, com variações significativas no conteúdo, métodos de ensino e ferramentas de avaliação utilizadas. A maioria dos estudos apresentou risco moderado de viés, e a heterogeneidade das intervenções e desfechos avaliados impediu a realização de uma meta-análise. Os autores destacam a importância de desenvolver instrumentos válidos e confiáveis para medir as competências em segurança do paciente e recomendam a realização de estudos longitudinais e controlados para avaliar o impacto das intervenções educacionais ao longo do tempo. Esses achados reforçam a necessidade de integrar práticas educacionais baseadas em evidências nos currículos de enfermagem, visando à formação de profissionais mais preparados para garantir a segurança do paciente.

A pesquisa foi desenvolvida por docente (Adjunt Staff do JBI Brasil), alunos e egressos do PPGEn e resultou na publicação de dois artigos, um do protocolo e outro dos resultados, de um vídeo para divulgação dos resultados, cuja produção foi financiada pela SIGMA Global Nursing Internacional-SIGMA, e na apresentação da pesquisa na Sigma’s 7th Biennial European Region Conference.

Seguem as publicações relacionadas:

Publicação do Protocolo:

De Rezende H, Vitorio AMF, Morais AS, Garzin ACA, Nicole AG, Quadrado ERS, Lourenção DCA, Martins MS. Effectiveness of educational interventions to develop patient safety knowledge, skills, behaviours and attitudes in undergraduate nursing students: a systematic review protocol. BMJ Open 2022;12:e058888. doi: 10.1136/bmjopen-2021-058888

Publicação do artigo:
De Rezende, Helena PhD, RN; Morais, Alexandre Souza PhD, RN; Vitorio, Aline Mirema Ferreira MSc, RN; Quadrado, Ellen Regina Sevilla PhD, RN; Garzin, Ana Claudia Alcântara PhD, RN; Martins, Maristela Santini PhD, RN; Lourenção, Daniela Campos de Andrade PhD, RN; Modesto, Roberto Chrispim RN; Nicole, Andressa Garcia PhD, RN. Effectiveness of Educational Interventions to Develop Patient Safety Competencies in Undergraduate Nursing Students: A Systematic Review. Nurse Educator 50(1):p E37-E42, January/February 2025. | DOI: 10.1097/NNE.0000000000001750

Produção de um vídeo, com financiamento da SIGMA Global Nursing Internacional-SIGMA:

https://www.youtube.com/watch?v=F8cNIZiP_Vg

JBI Brasil promove evento online

JBI Brasil promove o evento “Ferramentas de qualidade e transparência da redação: Checklist e fluxograma”.

O evento será transmitido pelo youtube da EEUSP.